11/12/2018

ELEIÇÕES SINDIAGUA: Duas chapas disputam a eleição para diretoria plena e conselho fiscal

Mais um processo eleitoral do Sindiagua está em andamento. Finalizado as inscrições e regularizadas as pendências de documentação da Chapa 2, temos definidos os concorrentes para as eleições para diretoria plena que serão realizadas de 7 a 11 de janeiro de 2019. A Chapa 1 - encabeçada pelo atual presidente da entidade, Jadson Sarto - preencheu todos os 72 cargos disponíveis para diretoria plena (incluindo o Conselho Fiscal). A Chapa 2, encabeçada por Antônio Luiz, preencheu 52 vagas disponíveis.

O processo eleitoral
A direção do Sindiagua deu início ao processo eleitoral lançando, no dia 17/10, em jornal de grande circulação, o edital de convocação das eleições. O texto do edital estabeleceu o período das eleições (de 7 a 11 de janeiro de 2019) e o prazo estatutário de 15 dias úteis para inscrição de chapas. Porém, pouco tempo após a publicação do edital, o Governo do Estado lançou decreto estabelecendo ponto facultativo no dia 29/10, em alusão às celebrações do Dia do Servidor Público. Diante disso, a direção do Sindiagua fez um aditivo ao edital estendendo em mais um dia o prazo de inscrições de chapa, a fim de não causar prejuízo ao processo eleitoral. O prazo final foi concluído no dia 9/11.
A Chapa 1 apresentou sua inscrição no dia 7/11. Já a Chapa 2, no dia 9/11. Após isso, a comissão eleitoral constituída por um presidente nomeado pela direção do Sindicato e por dois membros (cada um indicado por sua respectiva chapa), deu início aos trabalhos. Foram verificadas pendências nas documentações de integrantes da Chapa 2. Para tirar as dúvidas e procurar sanar todas as pendências, foram realizadas três reuniões presenciais convocadas pela comissão eleitoral com representantes das duas chapas. Somente após a solução das pendências, as campanhas eleitorais tiveram condições de serem iniciadas.
A direção do Sindiagua informa que vai disponibilizar para ambas as chapas (dentro do que estabelece o estatuto): ajuda de custo no valor de 15 salários mínimos para custeio das despesas de campanhas; relação de todos os associados aptos a votar; e o uso da infraestrutura do Sindicato (em horário de expediente) após solicitação formal feita com antecedência.

Eleição para delegado sindical

Lembramos que novamente, assim como já aconteceu nos dois últimos pleitos, a eleição para delegado sindical acontecerá conjuntamente com a eleição para diretoria plena e conselho fiscal da entidade. O prazo de inscrições para delegado sindical, conforme já divulgado em informativo do Sindiagua, é de 10 a 14/12. O prazo e as regras da eleição para delegado foram definidos em reunião da diretoria plena do Sindiagua e aprovados em assembleia geral, realizada no dia 30/11.
Após concluído o prazo de inscrição dos(as) candidatos(as) a delegado sindical, a direção do Sindiagua publicará informativo com  todos os nomes dos inscritos, separados por cidade/local de trabalho.

Em cumprimento ao que determina o Estatuto do Sindiagua, foi definida a Comissão Eleitoral que acompanhará e conduzirá as eleições da entidade. Confira:
Antônio Gilmar Lima da Silva (Presidente)
Wilson Gomes (indicado Chapa 1)
João Bosco Ribeiro (indicado Chapa 2)